(24) 3351-2151
(24) 3351-1245

Você esta aqui: Home » Aplicações » Aplicações

Resfriamento Evaporativo

Resfriamento Evaporativo

O conforto térmico, a qualidade e a economia que a sua empresa procura. Conheça a tecnologia de resfriamento evaporativo e saiba por que ela pode fazer a diferença para a sua empresa.

Mas o que é resfriamento evaporativo? O resfriamento evaporativo consiste na redução da temperatura do ambiente por meio da evaporação de microgotículas de água aspergidas – ou borrifadas – no ar e espalhadas no ambiente por ventiladores de alto desempenho patenteados pela Tecnoflash.

No estudo do calor é importante diferenciar conforto térmico de sobrecarga térmica. Conforto Térmico possui um conceito subjetivo, que depende da sensibilidade das pessoas, grupos étnicos, situação geográfica, aspecto climáticos, etc.

Já o conceito de sobrecarga térmica parte de aspecto técnicos bem definidos, uma vez que a natureza humana é a mesma em qualquer parte do mundo.

Sobrecarga térmica é a quantidade de energia que o organismo deve dissipar para atingir o equilíbrio térmico. O organismo também gera calor interno, chamado de calor metabólico, por causa da atividade celular. Essa energia interna é a combinação do calor gerado pelo metabolismo e o calor resultante da atividade física.

Para o equilibro térmico seja mantido, a carga térmica metabólica deve ser dissipada para atingir o equilíbrio térmico. O organismo, portanto pode perder ou ganhar calor de acordo com as condições ambientais, através dos mecanismos de transmissão de calor.

No resfriamento evaporativo a diminuição da temperatura acontece quando, para evaporar, a água retira energia (calor) do que quer que esteja em contato com ela. E no caso desse processo, quem cede calor para a água durante a evaporação é o ar, que se torna mais frio.

O resfriamento evaporativo é feito de maneira simples e natural, sem utilizar os complexos componentes de refrigeração mecânica, que são grandes consumidores de energia, substituindo os aparelhos de ar condicionado.

Vantagens

  • melhora a qualidade do ar, por operar com 100% de ar externo;
  • baixo custo de manutenção;
  • ideal para lugares abertos;
  • consome 75% menos energia que os aparelhos de ar condicionado
  • diminue a temperatura;
  • não possue gazes que poluem o meio ambiente

A utilização de equipamentos de resfriamento evaporativos, como uma alternativa ao ar-condicionado convencional representa um grande potencial de economia de energia elétrica. A operação de um sistema evaporativo custa uma fração dos custos de sistemas de ar condicionado convencionais.

Para diminuir a temperatura, a Tecnoflash trabalha essencialmente com dois tipos de sistemas para propiciar o resfriamento evaporativo, são eles:

  • Sistema de alta pressão: Bombas de alta pressão (até 2.000 Psi) empurram a água através de microaspersores com orifícios de saída muito finos (0,2mm), produzindo gotículas de 10 micra, ou seja a aspersão.
  • Sistema Centrifugo: Para fazer a aspersão (névoa), a água é centrifugada em alta velocidade, através de um disco central no climatizador evaporativo. No momento do impacto da água centrifugada contra uma carenagem frisada, próxima ao disco central acontece a aspersão.

Saiba mais sobre Resfriamento Evaporativo

Ligue para (24) 3351-2151 ou entre em contato por email.


Telefone para contato
(24) 3351-2151
(24) 3351-1245